RÁDIO CIPA A RÁDIO DO TRABALHADOR DO BRASIL

RÁDIO CIPA A RÁDIO DO TRABALHADOR DO BRASIL

João 14:6 Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.

informativo 2012


















































FEDERAÇÃO INTERESTADUAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA EXTRAÇÃO DO CARVÃO DOS ESTADOS DO PARANÁ, SANTA CATRINA E RIO GRANDE DO SUL – FITIEC.
E-mail – fitiec@hotmail.com – FONE (48) 3435- 3033.
Rua Arlindo Barzan, 290, Rio Fiorita, Siderópolis/SC, CEP 88860-000 – CNPJ: 73.572.265/0001-38





Nota de repúdio à ação policial durante a manifestação reivindicatória dos Mineiros da África do Sul.


A Federação Interestadual dos Trabalhadores na Indústria da Extração do Carvão dos Sul do País (Brasil) vem a público repudiar a ação da policia e das autoridades que rotineiramente agem com um único intuito: favorecer aos interesses de uma elite, impedindo de forma truculenta a livre manifestação popular, mais grave ainda quando trabalhadores Mineiros da África do Sul são sumariamente executados pela policia como mostra claramente nas imagens veiculadas pela mídia internacional.

É de se lamentar que nos dias atuais policiais impunham armas e atiram contra trabalhadores provocando um verdadeiro massacre causando uma revolta repugnante aos que condenam tais atitudes. Mais uma vês nos deparamos com uma policia violenta, despreparada e a serviço do capital. Essa atitude mostra claramente que trabalhadores em greve não é caso de policia, mas sim direito reivindicatório e apelo social, para tanto requer mais atenção do Governo onde deve atuar como mediador de conflitos e jamais ignora-los destacando força policial para repreensão pensando que é a solução.

Se já não bastasse a vida dura a que são submetidos os Mineiros em seus locais de Trabalho, ainda usam a policia como aparato de repreensão tentando levá-los todos ao empobrecimento extremo.

Diante do exposto, exigimos uma ação enérgica do Governo Sul Africano a fim de apurar os fatos, a ação criminosa da policia e punir com veemência este genocídio pós século vinte e um. Muito mais que tratar as pessoa com dignidade este ato mancha de sangue toda a luta histórica dos Sul Africanos para acabar com o regime do apartheid, não podemos retroceder no tempo, devemos acabar com a criminalização dos movimentos sócias.


Genoir José dos Santos- Presidente








O que é a CIPA?
   
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. A CIPA é regulamentada pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos artigos 162 a 165 e pela Norma Regulamentadora 5 (NR-5), contida na portaria 3.214 de 08.06.78 baixada pelo Ministério do Trabalho.

A constituição de órgãos dessa natureza dentro das empresas foi determinada pela ocorrência significativa e crescente de acidentes e doenças típicas do trabalho em todos os países que se industrializaram. 
A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o  dimensionamento previsto, ressalvadas as alterações disciplinadas em atos normativos para setores econômicos específicos. 
No Brasil, esta participação, prevista na CLT, se restringe a CIPA, onde os trabalhadores formalmente ocupam metade de sua composição após eleições diretas e anuais.
OBJETIVOS:
O objetivo básico da CIPA é fazer com que empregadores e empregados trabalhem conjuntamente na tarefa de prevenir acidentes e melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
A CIPA também tem por atribuição identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de risco, com a participação do maior número de trabalhadores e com a assessoria do SESMT.


visite a rádio cipa http://radiocipa.goldenbiz.com.br/